Site Aprenda Torah agora também é aplicativo

Da Redação

Tribuna Judaica: O que é o Aprenda Torah?
Rabino Avraham Cohen: Aprenda Torah é o novo aplicativo, que B”H, estamos lançando na Apple Store e na Google Play Store (Android). É uma app maravilhoso que junta, no mesmo teto, três grandes websites que fomos construindo ao longo destes últimos anos: AprendaTorah.com.br – DafYomi.com.br – LearnTefillah.com. O app já nasce sendo o maior de Judaísmo do Brasil, com milhares de aulas e dezenas de rabanim!

TJ: Fale um pouco mais sobre cada um destes sites.
RAC: O DafYomi é um site para o público mais avançado, com shiurim do Shaas (Guemará) completo. Também há shiurim do Mishná Berurá e do Talmud Yerushalmi. Já no LearnTefillah, o foco é quem deseja melhorar e treinar suas rezas (Tefillah) e (por enquanto) está disponível unicamente no rito Sefardi de Aram Sobá.

TJ: É verdade que o LearnTefillah mudou de nome?
RAC: Sim, o website se chamava AprendaTefillah, B”H deu muito certo, com acessos internacionais e acabamos traduzindo para inglês (LearnTefillah). Hoje está se consolidando em um website global, e uma referência para a Tefillah Sephardi.

TJ: E o AprendaTorah.com.br?
RAC: O site do AprendaTorah é um projeto muito especial, dezenas de rabinos de diferentes comunidades se juntaram para dar shiurim de temas diversos do Judaísmo.

TJ: Qual é o grande diferencial do AprendaTorah?
RAC: A união. Realmente é uma maravilha ver esta união das Kehilot! O site acaba de completar um ano de existência e já temos mais de 1500 shiurim online. É o maior acervo do Brasil de shiurim variados. Lá, podemos assistir a diversos rabinos do Ishuv, e encontrar uma linguagem bem-humorada em vários momentos, o que tem sido um atrativo para os jovens.

TJ: Como surgiu a ideia de oferecer ao público brasileiro da comunidade estes projetos?
RAC: Algumas destas iniciativas já são consolidadas no exterior, porém vimos que faltava uma alternativa para o público brasileiro, com aulas em português. Logo decidimos fazer a versão brasileira das iniciativas que já estavam dando certo lá fora.

TJ: Como a pandemia influenciou os projetos?
RAC: Esta é uma iniciativa 100% digital, a pandemia fez com que os acessos nos sites subissem consideravelmente, e decidimos acelerar os projetos que vinham em desenvolvimento.

TJ: O que diferencia o app dos websites?
RAC: O app é mais prático, você abre e já está tudo ali. É possível fazer o download e escutar off-line no carro ou no avião. Na parte de conteúdo, o app tem uma área exclusiva de Zmanim, que fornece os horários Judaicos, de acender as velas de Shabat por exemplo, para sua localização especifica.

TJ: Em época de pandemia, o mundo virtual foi uma ótima ferramenta para aproximar as pessoas, apesar do distanciamento social. Como podemos adaptar a tradição a modernidade?
RAC: Acreditamos que a tecnologia e a internet podem ser usadas para o mal ou para o bem, e neste caso, estamos usando para difundir de forma mais ampla o Judaísmo, o que é extremamente positivo. TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize