Rabino Shammah: Quando as escolas vão reabrir? A chance única!

Rabino Raphael Shammah- Especial para a TJ

Alunos estressados de tantas horas na frente da tela azul, professores agoniados por terem que “plantar bananeira” para lecionarem o currículo que eles já “tiravam de letra”, e pais que…

Mas, qual é a saída? Por enquanto, temos que continuar a tocar esta música, da melhor forma possível.
Dentre todas as polêmicas geradas pela situação única da pandemia do Covid-19, está, sem dúvida, a situação escolar de milhões de alunos. Vários vídeos circulam sobre a forma como pais lidam com o fato de se tornarem bedéis da Escola de seus próprios filhos, sem sequer serem consultados se aceitam o cargo.

O desafio das aulas em época de Corona pegou professores despreparados, mas, frente ao desafio contínuo do prolongamento do confinamento, todos acabaram se tornando ”experts” nas ferramentas do Zoom e do Google Classroom. Os alunos adaptaram-se ao mundo virtual, às peripécias e às artimanhas que faziam na escola, com a diferença de que, agora, elas acontecem na frente do professor, sensíveis aos truques escondidos nos botões de controle das plataformas digitais.

E os pais? Até agora, eles tinham a Escola como a parceira principal na educação dos seus filhos.

E, de repente… – “eu tenho de cuidar para meu filho chegar na hora, sentar direito na sala de aula que é seu próprio quarto, supervisionar para ele não brincar com o videogame na cara do professor de Matemática, sem que esse consiga detectar…” Muitos “não aguentam mais”! Mas, qual a saída? Até o Prefeito não declarar o esperado “grito da salvação”, liberando a abertura das Escolas, a situação vai se manter.

Mas justamente as crises devem ser aproveitadas como oportunidades! Esta é a chance, Senhores Pais! A Escola, por mais que tente dar atenção personalizada, é um “Sistema de Atacado”. Professores, bedéis, supervisores e toda equipe são responsáveis por várias classes e dezenas de alunos.

Só você, Senhor Pai, vai conseguir ser o grande Educador de seu filhote. E é agora a chance que você tem de mudar aqueles hábitos que dificultavam a aprendizagem, que só aconteciam longe de seus olhos!

Agora, a “bola está com você”! Logo a vacina estará aí e as coisas voltarão ao normal. E você, Senhor Pai, terá desperdiçado a chance de fazer um “Upgrade” na postura de seu aluno preferido, frente às adversidades da vida.

A Torá nos ensina que a responsabilidade da educação dos filhos é dos Pais: “Veshinantam Lebanechá”- e estudará com seus filhos. Com o tempo, os Pais se viram impedidos de poder, eles mesmo, estudarem com seus filhos e começaram a contratar professores para substituí-los nas suas obrigações. Mais tarde, Yoshua ben Gamla instituiu Escolas para facilitar esta tarefa. Mas tudo isto vem preencher o dever do Professor ideal que são os próprios Pais.

Afinal, os pais são os heróis dos seus filhos.

Caro Sr. Pai: aproveite esta chance!

Se você não é um professor de Física e Química, saiba que agora é você que é o Professor da Vida! Não vá dar aula livre para seu filho nesta matéria tão importante.

Dialogue com seu filho conversas francas! Aproveite a chance de mostrar para seu filho como é bom ter um dia organizado e aproveitar bem o seu tempo. Saiba que o seu filho até espera um bom bate-papo amigável sobre como ele deve reagir frente às suas dificuldades.

A Escola está limitada nesses tempos e é aí que entra sua parte!

O futuro de seu filho está nas suas mãos, mais do que nunca. Aproveite este finzinho de pandemia para chegar mais perto desse aluno que está na sua casa e mostrar-lhe como ele pode caminhar da melhor forma rumo ao seu futuro.

Não é uma tarefa fácil, mas quem disse que educar é fácil?

Os resultados não vão aparecer amanhã. Educar é semear para o futuro! Ou você é daqueles Professores que gostam de “embromar” as aulas e, depois, deixar os alunos quebrarem a cabeça sozinhos para estudarem para a prova… da Vida?!

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize