Participantes do Masa se conscientizam sobre a diáspora judaica dentro da sociedade israelense

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Entre os dias 2 e 7 de abril, os ex-participantes do Masa de todo o mundo compartilharam
histórias de suas comunidades de origem para celebrar a 7ª Semana da Diáspora em Israel

O Masa Israel Journey, fundado pelo governo de Israel e pela Agência Judaica, celebra a sétima Semana Anual da Diáspora de Israel, com quatro programas para aumentar a conscientização sobre a experiência da diáspora judaica entre estudantes e jovens adultos em Israel.

Ao longo da Semana da Diáspora, o reconhecimento nacional do judaísmo da diáspora foi aprovado pela Knesset e pelo Ministério da Diáspora, mais de 1.600 participantes do Masa se envolveram e conheceram milhares de israelenses e jovens estudantes, que não tem acesso ao que é o judaísmo da diáspora, através de uma programação dinâmica.

A programação incluiu um evento de desenvolvimento profissional chamado “Craft your Career” no dia 5 de abril em que os participantes dos programas Masa Career (programas para desenvolvimento profissional) se conectaram, criaram network e ouviram as opiniões dos israelenses e dos principais executivos do setor de empresas como: o Wix, Lemonade, Monday.com, Hyro, Eco Wave Power e muito mais; e também incluiu um evento para participantes do MITF (estudantes que lecionam classes de língua inglesa em escolas públicas israelenses) em que eles trocaram experiências dentro e fora da sala de aula com professores e alunos no dia 6 de abril. Aqueles que participaram deste evento pedagógico do MITF tiveram a chance de conversar com o veterano da televisão israelense Moshe Samuels, produtor e criador de The New Judeu.

Além disso, ao longo da semana, mais de 500 participantes dos programas do Masa Gap Year participaram de passeios de um dia com 500 israelenses que tiraram um ano de folga antes de ingressar no exército. Os participantes também visitaram uma escola de oficiais da IDF para compartilhar suas experiências da diáspora e transmitir uma visão mais profunda da comunidade judaica global, além de experimentar uma variedade de eventos locais e comunitários em Israel.

O Masa acredita firmemente e está enraizado no poder educativo de uma experiência imersiva e de longo prazo em Israel para judeus da diáspora”, disse o CEO do Masa, Ofer Gutman. “A Semana da Diáspora é uma oportunidade de os israelenses viverem a mesma experiência educativa, ganhando insights e criando novas redes de conexão em todo o mundo judaico.”

História da ex-participante do Masa

Fabiana Altikes foi participante do Masa e nos contou um pouco sobre como essa experiência mudou sua vida e fez ela entender mais sobre o judaísmo em Israel e na diáspora:
“Cresci em uma família judia, mas nunca tive muito contato com a comunidade ou religião além das principais tradições. Meus pais se divorciaram quando era muito jovem e nenhum deles se esforçou para ter um forte vínculo com o judaísmo em sua vida diária. Quando terminei a graduação em rádio e TV e estava procurando algum curso de cinema, me surgiu a oportunidade de participar do Programa CINEMASA, indicado pela minha irmã que na época trabalhava na Agência Judaica. Em um mês completei toda a inscrição, preenchi os formulários e estava viajando para Israel. “

Em Israel, Fafá morou em Sderot, bem perto de Gaza, e viveu sob fogo cruzado do conflito que estava acontecendo na época, o que não a ajudou a experimentar e entender Israel de outro ponto de vista que não o noticiário da TV brasileira. Apesar disso, a convivência com outros participantes da América Latina e a presença de uma tia que morava no país a fizeram insistir na experiência, então, com o tempo, começou a conhecer novas pessoas, ir aos eventos do Masa, conhecer mais sobre as festas judaicas nos atos e passeios oferecidos pelo programa.

“Comecei a entender mais sobre um judaísmo com o qual nunca havia tido contato, e comecei a me conectar com as pessoas através de coisas que eu nem sabia que tinha sobre o judaísmo, como comidas que eu comia na casa da minha avó, tradições de minha família que até então, na minha cabeça, não tinham nada a ver com o judaísmo. E foi nessa época que me reconheci como judia”

Ao terminar o curso com 24 anos, Fabiana optou por emendar em outro programa em um Kibbutz no Norte de Israel junto com um grupo de Shnat Hachshará. Infelizmente, por razões pessoais, depois de um tempo precisou voltar ao Brasil.

De volta ao Brasil, foi convidada para trabalhar na área de comunicação da Agência Judaica. Fabiana pensava muito em voltar para Israel ,até que dentro do escritório teve oportunidade de conhecer mais sobre a comunidade judaica e criar uma nova rede e novas amizades na diáspora.

“Trabalhei diariamente falando sobre Israel, me conectei com o pessoal do escritório, e então percebi que tudo o que vivi, conheci e me conectei em Israel por causa da Masa pude construir no Brasil também, através do meu trabalho, minhas relações e da comunidade local. O que conectou também minha vida social ao judaísmo.”

Depois de trabalhar na Agência Judaica, Fafa trabalhou 8 anos no Taglit, e hoje é responsável pela área juvenil da FISESP – Federação Judaica de São Paulo e representa a Agência de turismo, Israel Outdoors, trabalhando diariamente junto com Masa e Taglit e seguindo com os propósitos que sua jornada no Masa despertou.

À medida que os participantes viajam e exploram o país, eles aprendem sobre a diversidade social e cultural de Israel enquanto expõem os jovens israelenses à experiência judaica de suas respectivas comunidades em seus países de origem. Os participantes do Masa compartilham suas histórias pessoais e ensinam aos alunos sobre as várias histórias, tradições, culturas e até mesmo desafios que compõem suas comunidades. Esta semana única proporcionou uma oportunidade incrível para os viajantes do Masa e os jovens israelenses aprenderem uns sobre os outros e, em última análise, visa fortalecer o vínculo entre os judeus globais e israelenses.

“O Masa tem a responsabilidade não apenas de educar os participantes sobre Israel, mas de educar os israelenses sobre o mundo judaico mais amplo”, disse Ofer Gutman. Acrescentando: “Os participantes e ex-participantes do Masa são a voz da diáspora na sociedade israelense, pois interagem através de vários setores como locais. Através de suas apresentações pessoais e profissionais aos israelenses ao longo de seus programas e durante a Semana da Diáspora, os israelenses experimentam uma profunda conexão com as comunidades judaicas de todo o mundo. As pontes que são construídas durante esta semana crucial ajudam a conectar o povo judeu enquanto fortalecem nosso futuro compartilhado”.

Conheça o programa Masa

Sobre o Masa Israel Journey: O Masa Israel Journey é a maior experiência educativa imersiva e de longo prazo para jovens adultos de 16 a 35 anos. Em seus programas que variam de quatro a dez meses, o Masa oferece uma jornada autêntica, não mediada e desafiadora na sociedade, cultura, política e história israelense – e atua como o maior provedor para judeus globais para acessar os melhores negócios israelenses, empresas sociais e instituições acadêmicas. Desde sua fundação em 2004 pela Agência Judaica e pelo governo de Israel, o Masa atendeu mais de 170.000 jovens de mais de 60 países.

Sobre a Semana da Diáspora de Israel: Inaugurada em 2016, pela Knesset e o Ministério da Educação de Israel, a Semana da Diáspora visa expandir e aprofundar o conhecimento dos cidadãos israelenses sobre o judaísmo da diáspora, fortalecer a conexão e o sentimento de pertencimento entre israelenses e judeus em todo o mundo, e aumentar a identificação e o reconhecimento dos judeus da diáspora como um recurso estratégico para a continuação do povo judeu.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize