Maus ventos de antissemitismo sopram do Leste Europeu

Da Redação

Recentemente, mais um grupo de jovens brasileiros viajou para Polônia e Israel, no Projeto Marcha da Vida, realizado com maestria pelo Fundo Comunitário, que tem o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre os horrores do Holocausto.

No entanto, as autoridades locais parecem incomodadas com a visita de judeus do mundo inteiro com esse fim. Recentemente, o governo polonês quer instituir regras formais para regular os termos destas visitações.

Não muito longe dali, a Rússia, que segue com sua invasão à Ucrânia, também parece descontente com o trabalho de resgate de refugiados pela Agência Judaica. Uma carta foi enviada recentemente aos escritórios da Agência Judaica em Moscou pelas autoridades russas, onde foram levantados problemas revelados pela fiscalização, bem como suas possíveis consequências jurídicas.

A carta convida a Agência Judaica a responder por escrito a qualquer desacordo sobre as questões levantadas. A entidade pretende estudar as questões em profundidade, bem como suas implicações, e abordá-las adequadamente no âmbito dos contatos contínuos com as autoridades russas.

Esses são movimentos sutis, em meio a uma região que vive um momento turbulento. Sabemos que em situações como essa, é comum usarem os judeus como bodes expiatórios. Vamos ficar atentos às próximas movimentações.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize