Longa história do antissemitismo é exibida no Canal Curta!

Da Redação

Desde a antiguidade, o antissemitismo persegue o povo judeu em todos os continentes. Ainda no ano 38, o primeiro pogrom antijudaico varreu a cidade de Alexandria, no Egito, sob o domínio romano. Na época, circulavam boatos de que os judeus sacrificavam pagãos em seus templos, entre outras invenções espalhadas por pessoas influentes, o que provocou o primeiro massacre dirigido a um bairro judeu. E até hoje, essa história parece se repetir.

Por isso a importância da série documental “Antissemitismo, 2000 Anos de História”, dirigida por Jonathan Hayoun e exibida em agosto pelo Canal Curta!. São quatro episódios, que tratam desde os primeiros registros de perseguição aos judeus, até os tempos atuais, em que o antissemitismo se mostra cada vez mais presente em diversos países.

O coordenador de Jornalismo do Canal Curta!, Eduardo Fradkin, disse, em declaração à Conib, que o tema é relevante não só pelo aumento de casos de antissemitismo, como também pelo crescimento de células neonazistas no Brasil – 270,6% de janeiro de 2019 a maio de 2021, de acordo com recente pesquisa da antropóloga Adriana Dias.

São fundamentais iniciativas como essa, que rompem a bolha da nossa comunidade para abordar um tema que tanto nos aflige. A arte tem o poder de gerar reflexão e mudar a sociedade, e essa série documental do Curta! está cumprindo com maestria esse papel.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize