Macabi revitalizado presta homenagens

Daniel Waismann - Da Redação

A diretoria do Círculo Macabi promoveu a inauguração dos novos bancos de reservas no campo oficial de futebol de campo. “Os nossos bancos eram feios e tivemos a ideia de reformá-los e personaliza-los, e de repente apareceram 30 pessoas que queriam patrocinar esses bancos com o nome de alguém querido ou com o seu próprio. Em 24 horas, fechamos o patrocínio. Mas a nossa maior intenção com esse projeto era juntar o pessoal e mostrar que o Macabi está mais vivo do que nunca e em breve receberemos toda a comunidade aqui”, falou o presidente do Macabi, Sami Sztokfisz.

Marcos Arbaitman, ex-presidente da União Mundial Macabi, contou a todos os presentes a história da aquisição da sede no bairro do Tremembé, em 1963, através do empenho dos ilustres de Samuel Back e David Kopenhagen, realizando assim um antigo sonho. “Esse é um dia histórico para a nossa comunidade, e vendo o esforço dessa Diretoria, relembro a incrível epopeia do macabeus; é muito emocionante”, pontuou

A ideia de homenagear os macabeus através da compra dos bancos partiu de conversa informal em apenas uma tarde. Os nomes foram bordados em cada cadeira. Esta ação promete ser um primeiro passo para a volta do clube como protagonista dentro da comunidade paulistana.

Após o período crítico da pandemia, o clube voltou a ter atividades esportivas no campo de futebol. Atualmente, há a realização de um torneio de futebol para jovens da comunidade, contando com oito times e a presença de 160 jovens, torneio idealizado em conjunto pelo Macabi e pela Hebraica.

Dentro e fora de campo

O evento também contou com a presença do ex-presidente da Hebraica, Daniel Bialski. “Foram homenageadas pessoas que fizeram muito dentro e fora do campo por toda a nossa comunidade”, ressaltou ele, que ficou muito emocionado em poder homenagear seu pai Helio Bialski e mencionou a importância da continuidade do clube.

O evento relembrou o mais antigo macabeu em atividade, Manoel Stryjer, que jogou pelo clube desde a década de 1960 e atualmente é juiz de futebol nos jogos de domingo. “Jogo desde o juvenil e, mais recentemente, fiz o curso de arbitragem e passei a apitar; o Macabi está vivendo uma época muito boa graças a alguns abnegados, que estão dando o melhor de seu tempo”.

Muitos outros macabeus foram homenageados, alguns que não estão mais entre nós, como Nathan Gomberg, Henrique Daniel, Hélio Waintraub, entre outros. Tivemos também o encontro de três gerações da família Gildin, através de Moris Gildin, seu filho Gersinho e netos, lembrando a frase Ledor Vador, Am Israel Chai. Após a inauguração, foi realizado um churrasco de confraternização com todos os presentes. A diretoria executiva do Círculo Macabi, através do presidente Sami Sztokfisz e dos diretores Gerson Ring, Dório Feldman, Roberto Piernicarz, Moishe Waintraub, Marcos Gontow e Jaime Schneider fizeram questão de lembrar que nosso Macabi continua vivo e lindo e em breve trará novidades para a comunidade. TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize