Enquanto as Macabíadas dão show, Copa do Mundo é manchada por antissemitismo

Da Redação

As grandes competições esportivas costumam ser uma celebração entre os povos, onde ficam de lado diferenças políticas, étnicas e religiosas. As Macabíadas Mundiais, que ocupam as páginas centrais dessa edição, são um exemplo disso. Em um grande evento, uniu judeus de toda parte do mundo, com suas diferenças, em uma belíssima festa.

Na história das Copas do Mundo essa celebração também é presente. Quem não se lembra da histórica foto dos jogadores da seleção norte-americana abraçados com os da equipe iraniana, na Copa de 1998, enquanto os dois países viviam o auge da tensão diplomática.

Por isso, é revoltante o que apareceu no formulário do site da FIFA, quando um cidadão israelense tentava preencher o nome do país de origem para adquirir um ingresso para o torneio, que será realizado no Catar. Não aparecia o nome de Israel, mas “Território Palestino Ocupado”.

Vale lembrar que Israel é membro da FIFA desde 1928, já tendo participado de uma Copa do Mundo, em 1970.

Em um ano que os judeus celebram as maiores Macabíadas de sua história, é vergonhoso que, pela primeira vez, a Copa do Mundo tenha essa mancha antissemita na sua organização.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize