Grandes Festas on-line reúne grande público

Liane Gotlib Zaidler - Especial para a TJ

O ano de 5781 foi iniciado de forma diferente e adaptado aos novos tempos, onde muitas pessoas encontram-se em confinamento, por conta da pandemia do coronavírus. Pela primeira vez na história do Brasil, os serviços religiosos de Rosh Hashaná e de Yom Kipur, foram transmitidos on-line e pela TV Aberta, por meio de uma iniciativa da CIP e da A Hebraica.

Centenas de pessoas puderam acompanhar as Grandes Festas na segurança de seus lares, e a iniciativa, que atingiu inclusive pessoas mais afastadas do judaísmo, teve uma grande repercussão positiva, com diversos e-mails e mensagens recebidas nas redes sociais da CIP e da Hebraica.

Para o presidente da Hebraica, Daniel Bialski, “somos todos judeus. Uma única comunidade. E devemos praticar ações conjuntamente para o fortalecimento dos nossos vínculos. Essa união Cip-Hebraica foi um marco na história da nossa comunidade e servirá para impedir que as pessoas que pretendam semear a discórdia, tenham sucesso.

Faremos mais ações e no futuro, de forma híbrida, coroando essa identificação”. E complementou “Agimos e tentamos fazer o máximo para que esse clube seja um centro comunitário, esportivo, social e religioso. A união demonstrada com várias instituições, mas especialmente nas Grandes Festas com a CIP, vai ser lembrada e essa chama ficará sempre acesa”.

“Através da parceria entre CIP e Hebraica conseguimos levar o melhor momento do Judaísmo combinando liturgia e conteúdo para milhares de famílias,”, declarou o presidente da CIP, Mario Fleck.

Os serviços religiosos – de Rosh Hashaná, na CIP e de Iom Kipur, na Hebraica – foram conduzidos pelos rabinos Michel Schlesinger, Rogério Cukierman e Ruben Sternschein, e pelos chazanim Avi Burstein e Ale Edelstein, com participação especial de Lucio Di Domenico.

Confira alguns depoimentos

“Sem palavras e gratidão a todas as pessoas envolvidas na organização das grandes festas! As prédicas foram maravilhosas, os chazanim acalentaram nossos corações com suas vozes e músicas, e a organização esteve impecável. E para encerrar, as cerimônias tinham tudo para serem frias, pois a tecnologia nos remete a isso. Mas não foram! Foram quentes e emocionantes! Só faltaram mesmo os abraços e para isso vocês foram mais do que corretos preservando-nos em casa” – Vivian Sichel Rotenberg.

“Não posso deixar de elogiar a maravilhosa oportunidade de assistir aos serviços das grandes festas em casa. Esta parceria CIP/Hebraica foi perfeita. Nos tempos atuais literalmente “A união faz a força”. Pude descobrir uma CIP moderna e corajosa (prédicas incríveis dos rabinos), cantores de extrema qualidade (Avi e Ale), músicos…tudo perfeito”.- Sônia Mitelman.

“Adorei ver todos os rabinos, Ale e Avi juntos. Foi muito bonito ver a Hebraica se juntar com a CIP. Muito chão pela frente, e seguimos juntos. Afastados fisicamente, mas sem solidão”. – Paulo Loeb.
“Não tinha mais coração que coubesse dentro do meu ser, de tanta emoção e alegria!! Muito obrigada CIP e Hebraica, nunca tive um Yom Kipur tão maravilhoso, que me fez voltar tanto para dentro do meu ser! Como agradeço a D’us por todos termos tido esta oportunidade! Cada dia mais apaixonada pela CIP!”- Sueli Truppel.

“Foi muito emocionante compartilhar deste momento único com vocês! Linda cerimônia!! Assistimos juntos nós aqui no Brasil e com minha mãe e irmã na Europa!!” – Elaine Agaton Gabor.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize