“Na vida política eu me guio pelos valores do judaísmo”

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Tribuna Judaica: Conte-nos sobre a sua trajetória comunitária.
Felício Ramuth: Minha trajetória comunitária começou a se fortalecer quando eu e meu irmão Samy ganhamos uma bolsa de estudos do Colégio Bialik. Eu tinha dez anos e a partir daí fui tomando consciência da religião e valores judaicos. No Clube Hebraica tive a oportunidade de ampliar ainda mais minhas atividades comunitárias, fazendo Dança Folclórica Israelita e teatro. Também tive a honra de me tornar diretor de juventude da Hebraica, uma iniciativa do então presidente Marcos Arbaitman, que criou uma diretoria de juventude com adolescentes entre 13 e 15 anos de idade e eu tive a oportunidade de fazer parte dessa diretoria coletiva coordenada pelo Gaby Milevsky, que hoje é o CEO do clube.

TJ: Qual foi a influência judaica que te levou para a política?
FR: Na vida política eu me guio pelos valores do judaísmo, ética, respeito pelas pessoas, honrar pai e mãe, dedicação e comprometimento. Foram esses os princípios e valores que me levaram ao longo da minha vida política a ter o reconhecimento da população, pelas ações realizadas como gestor e político.

TJ: Como prefeito de São José dos Campos, como foi sua relação com Israel?
FR: Minha relação com o Israel e a religião sempre esteve presente desde a minha candidatura e durante meu mandato. No meu discurso de posse, que foi em Chanucá, pude expor o significado desta importante festa judaica. Ao longo do mandato tive a honra de receber em minha cidade a primeira visita de um ministro de Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis. ao Brasil.

São José dos Campos é um importante polo de ciência e tecnologia do Brasil. Por diversas vezes, recebi o embaixador de Israel e o cônsul-geral com o objetivo de aproximar ainda mais Brasil e Israel., São José possui indústrias na área de defesa e aeroespacial, algumas delas com participação societária de israelenses. Ao longo do meu mandato como prefeito, conseguimos fortalecer ainda mais o vínculo entre Brasil e Israel.

TJ: Nesta véspera de Rosh Hashaná, mande uma mensagem para a comunidade.
FR: Novo ano se aproxima e eu desejo a todos um 5783 de paz, muita saúde e sucesso. Shaná Tová Umetuká, Shalom Leculam! TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize