Frases antissemitas em meio a condomínios de luxo no RJ


Papeis na rua acusando os judeus de roubarem as riquezas do país. Não estamos falando da Alemanha dos anos 1930, mas sim do Rio de Janeiro dos tempos atuaisilhares de papéis com a mensagem: “Judeus acumuladores compulsivos de ouro, diamante e dólares” estavam no chão, próximos de dois condomínios da Barra da Tijuca, Mundo Novo e Américas Park, e chamaram a atenção dos moradores. Ninguém assinava a declaração.

A Polícia Civil instaurou um inquérito apurar o crime de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostram que violações em relação ao judaísmo cresceram quatro vezes no primeiro semestre deste ano.

O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio (Fierj), Alberto David Klein, afirma que as ofensas simbolizam um ataque de ódio a grupos minoritários: “Quem discrimina não o faz só contra os judeus, mas também contra muçulmanos, entre outros. A polarização tem levado ao extremismo, ao racismo, ao antissemitismo. E o que nos preocupa não é a mensagem tão somente nos bilhetes, mas a consequência desses ataques, porque pode ser que as pessoas que organizaram isso tenham seguidores e queiram dar prosseguimento a essas ações”.

O antissemitismo tem dado as caras no mundo todo e parece estar crescendo por aqui também. Que os responsáveis sejam encontrados e punidos exemplarmente.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize