Fernando Lottenberg: um brasileiro na OEA contra o antissemitismo

Da Redação

O advogado Fernando Lottenberg tem uma trajetória comunitária exemplar. Como presidente da Conib, teve papel importante na representatividade do Ishuv no debate de questões importantes e no enfrentamento ao antissemitismo no país.

Agora, seu desafio romperá fronteiras. Ele será o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo. O posto foi recém-criado na instituição (embora já existisse na União Europeia e em países como Canadá e Estados Unidos). Nele, Lottenberg terá como principal atribuição o enfrentamento à discriminação e ao ódio.

“O principal desafio é conscientizar os países de que o antissemitismo não é um problema apenas das comunidades judaicas, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão ligada à defesa da democracia e dos direitos humanos”, disse Lottenberg, em matéria publicada na Folha de S.Paulo.

Não é novidade para Lottenberg expandir sua competência para além dos limites brasileiros. Ele é, por exemplo, membro do Board of Trustees da Seção Latinoamericana do American Jewish Committee (AJC).

Desejamos sorte ao dirigente, pois sabemos que o combate ao antissemitismo é tarefa das mais árduas. Ao mesmo tempo, nos dá orgulho saber que um judeu brasileiro terá em suas mãos uma missão tão importante.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize