Faça Ensino Superior em Israel

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Tribuna Judaica: Por que a Agência Judaica está se empenhando em promover a realização do exame psicométrico para as universidades israelenses em português?
Adriana Maghrabi Wrobe: Diferentemente do Brasil, em Israel não há exame Vestibular.
A prova psicométrica é um pré-requisito de admissão para a maioria das instituições acadêmicas de ensino superior em Israel. Todo o jovem (israelense ou não) que procura aceitação para instituições de ensino superior devem passar por este teste. O exame psicométrico para a entrada de estudantes das universidades israelenses é muito difícil. E fazer este tipo de prova numa língua que não é a sua, o torna mais difícil ainda. As opções de língua para fazer a prova em Israel são hebraico, árabe, russo, inglês e francês. A Agência Judaica está se empenhando em conseguir junto às autoridades israelenses relevantes que seja possível realizar a prova em português, para que o sonho de estudar em uma universidade israelense seja mais acessível aos jovens brasileiros (e de outros países de língua portuguesa).

TJ – Que tipo de prova é o psicométrico?
AMW: Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e padronizada para demonstrar a capacidade de aprendizagem das pessoas. O teste é a única ferramenta de avaliação que permite às universidades classificar os candidatos em uma escala de avaliação uniforme, e é menos influenciada pelas diferentes origens dos candidatos, ou outras variáveis. O teste se concentra na avaliação das capacidades nas áreas de raciocínio verbal, quantitativo e Inglês. O exame contém nove sessões, e cada uma examina uma das três áreas: raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e inglês. Na sessão de raciocínio verbal, será exigida uma redação. As oito restantes são compostas de perguntas múltiplas escolhas e deverá ser escolhida uma resposta entre quatro. No começo de cada sessão, serão especificadas quantas perguntas haverá e quanto tempo o jovem terá para responder. A prova de hebraico é optativa. Este exame determina o nível de domínio de hebraico do candidato, a nota não interfere na nota do psicométrico e será transmitida em separado. O candidato, como no Brasil, pode escolher algumas opções de curso, e o resultado é enviado diretamente para as principais universidades. A pontuação do exame vai desde um mínimo de 300 a um máximo de 800, sendo que esta pontuação é válida por sete anos, e, em alguns casos, até dez anos.

TJ – Quem pode fazer a prova?
AMW: Qualquer pessoa que tenha planos de estudar em uma universidade em Israel. Quem já tiver cursado alguma universidade no Brasil ou outro país, tenha seu diploma de conclusão e quiser fazer outro curso em alguma universidade israelense, não precisa fazer o psicométrico e o procedimento para ser aceito será diferente.

TJ – Por que vocês estão divulgando que a prova será realizada somente no Brasil?
AMW: Porque o Ministério de Educação de Israel não reconhece os resultados de provas realizadas em Israel, exceto nas línguas citadas acima: hebraico, árabe, inglês, francês e russo.

TJ – Todas as Universidades israelenses exigem o resultado do psicométrico? O que é necessário fazer depois de receber o resultado?
AMW: Sim, todas as universidades. Israel tem outras instituições de ensino superior – chamadas Michlalot – e nem todas exigem o psicométrico. Mas a grande maioria sim.
Após receber o resultado, existem vários procedimentos. O primeiro dele, é decidir se vai fazer aliá (neste caso precisa ser elegível pela Lei do Retorno) ou se irá com visto de estudante e pagar a Universidade.
Caso seja elegível pela Lei do Retorno e pretender fazer aliá, deverá entrar em contato com a Autoridade de Estudantes (minal hastudentim) do Ministério da Absorção de Israel, para que eles ajudem com informações sobre quais universidades e quais cursos pretende fazer, se a pontuação atingida é suficiente e se há outras exigências de habilidades específicas para o curso desejado.
Caso não seja elegível pela Lei do Retorno, deverá entrar em contato direto com a universidade desejada, verificar se será aceito, como proceder com a documentação necessária, e pedir visto de estudante na Embaixada de Israel ou no Consulado Geral de Israel no Brasil.

TJ – Por quantos anos o resultado dos exames é válido?
AMW: O resultado é válido por 7 a 10 anos, dependendo da Universidade.

TJ – Se a pessoa não se sair bem na prova, terá outra oportunidade?
AMW: Um estudante pode fazer a prova quantas vezes quiser, e será considerada a melhor pontuação obtida de todas as suas tentativas. É importante frisar que somente poderá fazer novamente o exame, em português no Brasil, se o mesmo se realizar, pois a cada ano as exigências de mínimo de 100 pessoas continuam. Se não, poderá fazer em hebraico ou outra das línguas oferecidas em Israel. Neste caso, terá a vantagem de já conhecer o método e já ter se exercitado na língua mãe.
Em Israel o exame acontece quatro vezes por ano.

TJ – Por que os interessados precisam se inscrever com tanta antecedência para fazer a prova?
AMW: Como eu disse antes, os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e padronizada para demonstrar a capacidade de aprendizagem das pessoas. Para que a escala de avaliação seja válida, precisa haver um número mínimo de testes, e este número foi definido em 100. A instituição responsável por esses exames em Israel é o Centro Nacional de provas psicométricas de Israel (NITE). Eles só formularão a prova em português caso haja este número mínimo de inscritos e confirmados. E a preparação da prova demanda tempo – ou seja, 5 a 6 meses antes da data prevista. NITE envia funcionários para aplicar as provas no exterior, então precisa saber com antecedência quantos funcionários precisa enviar. Assim sendo, se não houver 100 pessoas inscritas e confirmadas até 6 meses antes da data da prova, não será possível garantir a realização da mesma.

TJ – Qual o prazo das inscrições?
AMW: As inscrições se encerram em 31 de janeiro de 2022. Se até esta data já houver 100 inscritos e confirmados, e a realização da prova estiver garantida, novos inscritos serão aceitos. Mas não se pode deixar para mais tarde, pois se todos deixarem para mais tarde, não haverá 100 inscritos até a data limite para NITE organizar a prova, e a mesma não acontecerá. O que será uma pena.

TJ – Existe algum curso preparatório para a prova?
AMW: Caso haja 100 pessoas inscritas e confirmadas, e a realização da prova for garantida, vamos organizar junto as escolas judaicas cursos preparatórios, que serão de março a julho de 2022.

TJ – Como devo fazer para me inscrever no exame psicométrico 2022?
AMW: Existem algumas formas de entrar em contato para inscrição do Psicométrico.
A primeira delas é através da página www.jewishagency.org/br/psicometrico
Mas também é possível obter informações para inscrição pelo e-mail psicometrico@agenciajudaica.com.br ou pelo whatsapp (11) 999404805. TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize