Com muita alegria e satisfação, comemoramos os excelentes resultados de nossos alunos. Nesses 20 anos de história, a Escola Beit Yaacov tem formado jovens com excelência acadêmica e reconhecimento mundial nas diversas áreas do saber.
Recentemente, obtivemos excelentes resultados no International Baccalaureate (IB) que, comparados a outras escolas mundiais, refletem os nossos valores de compromisso, excelência, muito estudo e muita determinação. Motivo de muito orgulho!
Mediar um jovem, dando-lhe as ferramentas necessárias para descobrir o mundo, buscar seus caminhos, desenvolver um pensamento crítico é a missão de todo educador. Mas nós entendemos além.
A Excelência Acadêmica não é o fim, mas o meio para tornar um judeu orgulhoso de sua identidade, consciente de suas responsabilidades pessoais e coletivas e comprometido em manter a chama do judaísmo sempre acesa.
“Lo Am Haaretz Chassid – O Ignorante não poderá ser bondoso” – Avot 2:5
De acordo com o sábio Hillel, ações corretas exigem conhecimento e pessoas que não o têm não terão como saber a forma adequada de agir.
Uma vez que a Torá é vista como a fonte do conhecimento, o estudo é visto na lei judaica como um dos mandamentos mais fundamentais.
Acreditamos que quanto mais estudo proporcionamos aos nossos alunos, mais desenvolvemos neles as Midot Tovot – O bom caráter.
O Talmud conta que, certa vez, quando os sábios se juntaram para estudar, foram abordados com a seguinte pergunta: “O que é mais importante – o estudo ou a prática?” Rabbi Tarfon respondeu: “A prática”; Rabbi Akiva respondeu: “O estudo”.
Os sábios concluíram então: “O estudo é o mais importante, uma vez que leva à prática”.
Acreditamos na importância de desafiar o conhecimento de nossos alunos, para que atinjam o potencial máximo na área que desejarem.
Sabemos que cabe a nós, educadores, transformar os sonhos de nossos alunos em planos para que os tornem realidade. Consideramos que o conhecimento é capaz de transformar. E que, por meio do estudo, atinge-se a prática.
Quando falamos em identidade judaica, não estamos falando apenas do cumprimento de nossas tradições. A identidade judaica se dá pelo conhecimento, pelo orgulho e pela prática.
O conhecimento se dá por entender que o mundo é interligado e que a ciência não é desconectada da fé, mas necessária para entender a grandeza de D’us.
Em seu livro “Tempo Futuro”, o Rabino Jonathan Sacks traz uma provocação:
“ Para aplicar a Torá à mente humana, é necessário conhecer psicologia e psiquiatria;
Para aplicá-la na sociedade, devemos aprender sociologia e antropologia; Para curar a pobreza, precisamos entender de economia; Para evitar a catástrofe ambiental, devemos estudar botânica, zoologia, climatologia, e muito mais. Todos esses campos são ramos da sabedoria que nos ajudam a ver o universo como obra de D’us.”
O valor central de nossa escola é a Identidade Judaica. E está aliada aos demais valores: Excelência Acadêmica, International Mindedness, Valores da Torá, Respeito, Afetividade e Parceria Família-Escola.
“Para aplicar a Torá ao mundo, é preciso entender o mundo” – Rabbi Jonathan Sacks z”l.
É necessário o diálogo entre o sagrado e o secular para que o judaísmo se envolva com o mundo e seus desafios. Acreditamos que, por meio do conhecimento geral, podemos desenvolver em nossos alunos o caráter e a prática de mitzvot.
Tanto quanto celebramos os resultados acadêmicos, temos orgulho de nossos alunos engajados em atividades sociais, projetos de Chessed (bondade), e empenhados em fazer a diferença na sociedade.
Colocando o aprendizado em prática
Nas férias de julho, quando muitos profissionais da educação e alunos aproveitaram as férias escolares para descansar e recarregar as energias, tivemos 30 alunos do Ensino Médio que optaram por algo diferente. Para eles, o recesso escolar foi uma oportunidade para fazer a diferença para o outro. Engajados, voluntariaram-se para ajudar como madrichim no Beit Camp, oferecido pela Escola Beit Yaacov, que, neste ano atendeu 480 crianças, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, proporcionando, assim, tempo e qualidade para os participantes.
Outro exemplo que nos enche de orgulho, é quando recebemos fotos das mais diversas instituições de nossa comunidade, nas quais nossos alunos se voluntariam para as mais diversas atividades e necessidades: campanhas do agasalho, distribuição de comida, preparo de kits e tantas outras atividades.
Em nossa escola, essa prática começa cedo, quando nossos alunos estão na Educação Infantil e são estimulados a fazer desenhos para um colega doente, ou a uma pessoa em situação fragilizada. Iniciamos o trabalho na Educação Infantil e continuamos até o final do Ensino Médio.
Para nós, é isto que significa a discussão de Rabbi Tarfon e Rabbi Akiva: “O estudo só é importante quando acompanhado de prática”.