Câmara Brasil-Israel sob a gestão de Ochman

Joel Rechtman – Editor Executivo da TJ

Tribuna Judaica: Fui diretor da Câmara Brasil Israel nos anos 1980 e você já militava ali. Conte-nos sua trajetória?
Renato Ochman: A Câmara foi o canal que nos aproximou no final dos anos 1980, criando uma amizade que mantemos até hoje. Iniciei naquela época como diretor voluntário, ajudando em questões jurídicas. Tive a oportunidade de conviver e aprender com grandes ícones empresarias e da comunidade, como por exemplo o Sr. Leon Feffer, fundador e idealizador da Câmara. Nas décadas seguintes, atuei como diretor estatutário, depois fui secretário geral, vice-presidente por oito anos, e em 2020 fui eleito presidente.

TJ: Você substitui Jayme Blay, que sucedeu nomes como Laerte Setúbal, Mauro Sales, Abreu Sodré, Maílson da Nobrega, Sylvio e Dora Cunha Bueno. Qual é o maior desafio na sua gestão?
RO: Preciso ressaltar a importância de ter convivido quase que diariamente e aprendido ao longo desses anos com os ex-presidentes da Câmara. Aproveito para incluir também o nome do Mario Amato, que muito me apoiou, e cumprimentar ao Jayme Blay pela competente gestão e agradecer pela confiança em sucedê-lo.

Assumir a presidência da Câmara, mesmo após várias décadas de participação na entidade, está sendo desafiador e complexo. Acredito muito no trabalho em equipe e convidei para compor o nosso “dream team” pessoas que aliam capacidade e sucesso profissional, ao desejo de deixar uma herança nas relações comerciais entre Brasil e Israel.

A nova diretoria optou por fazer algo grande e inovador, de forma a estruturar um legado para as próximas gerações. Formamos um time engajado que lidera projetos específicos nas áreas de high-tech, comunicação, institucional e fund raising, entre outros.

Em menos de um ano, já fizemos mais de 20 eventos on-line com experts e fundadores de startups israelenses e seminários de tecnologia entre Brasil e Israel. Inauguramos diretorias regionais no Mato Grosso, que é o maior polo de agrobusiness do país, e na Amazônia, onde estamos aproximando e fomentando “business” entre diversas empresas.

TJ: Israel vive um momento único nas relações com o Brasil, com visitas de chefes de Estado. Qual é o real impacto nas relações comerciais entre os dois países e como andam os números da balança comercial?
RO: A Câmara é uma entidade apolítica, que tem como foco incrementar os negócios bilaterais entre Brasil e Israel. Quando as relações diplomáticas vão bem, isso ajuda muito, porém também precisamos pensar nos negócios privados e nos empreendedores de ambos os países.

Quando iniciei o trabalho na Câmara, os negócios entre Brasil e Israel eram raros. Nosso país não olhava para Israel como um potencial parceiro. Hoje a situação mudou e o Brasil tornou-se um grande importador de tecnologia e de negócios com Israel.

Neste cenário, a Câmara teve e continua tendo muita relevância. Apenas na última década, organizamos Missões Empresariais que levaram mais de 70 CEOs, presidentes de Conselho e empresários ao país. Os números da balança comercial não refletem exatamente o volume de negócios entre os dois países, nem espelham os investimentos em startups e empresas de tecnologia.

TJ: Neste momento onde Israel dá um grande exemplo na pandemia de como agir, o que de concreto pode ser feito para minimizar a crise aqui, com produtos e serviços israelenses?
RO: Esta pergunta traz uma reflexão muito interessante. Assim como na vida social aprendemos a nos comportar, na vida comercial também se aprende a ter postura. Hoje, quem está fazendo negócios com Israel e assiste a forma como o país vem administrando a crise do novo coronavírus, pode se inspirar com seu alto padrão cultural, com a união de toda sua população, bem como com a obsessão por novas descobertas médicas, cientificas e tecnológicas. É nesse momento que surgem novas oportunidade de negócios e serviços. Momentos difíceis podem trazer excelentes oportunidades, porém elas só acontecem com quem está prestando atenção.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize