“Atos de bondade são os alicerces para uma comunidade próspera”

Joel Rechtman – Editor Executivo da TJ

Tribuna Judaica: Conte-nos como surgiu a ideia de criar a Associação Atid?
Ruth Goldberg: Em 2020, o presidente da Fisesp, Luiz Kignel, delegou a alguns diretores responsabilidades específicas. Dentre as responsabilidades que a mim foram delegadas, estava uma frente de empréstimos na comunidade, sendo uma espécie de reedição da antiga Cooperativa de Crédito, iniciativa muito relevante que se destacou no início da vida comunitária em São Paulo. Com o agravamento da pandemia, vimos a necessidade e urgência de colocar em prática esse projeto. Constituímos um grupo de voluntários, com a participação de diretores da Fisesp e especialistas no assunto e indicamos o querido Gabriel Zitune para o papel de coordenador. Simultaneamente, uma força tarefa havia sido criada para pensar estratégias comunitárias mais estruturantes para lidar com os desafios oriundos da pandemia, no campo da inclusão produtiva, e fomos então maturando e dando corpo à ideia. Inspirados nas experiências de Gmarim nacionais e internacionais, constituímos a nova organização, cuja missão primordial é oferecer empréstimos, sem cobrança de juros, com a devolução dos mesmos em longas e pequenas parcelas e educação financeira a membros de nossa comunidade.

TJ: Quem faz parte desta instituição?
RG: Um dos princípios mais relevantes de nossa instituição, desde a sua concepção, foi a prática da boa governança. Dedicamos um tempo grande para compor o nosso grupo de voluntários e voluntárias, todo ele com comprovado e qualificado conhecimento, experiência e visão comunitária e compromisso com a nossa causa. Conseguimos atrair pessoas que estavam afastadas da vida comunitária, mas prontas para contribuir. Dentro da diretoria executiva estão eu, Ruth Goldberg, como presidente; Leo Cherman, vice-presidente; Dov Bigio, Renato Herszenhaut e Sheila Szymonowicz. O Conselho Deliberativo é composto por Bruno Laskowsky, presidente; Boris Ber, vice-presidente; Gilson Finkelsztain, Gustavo Heilberg, Luiz Kignel e Sylvia Brasil Coutinho (convidada). No Conselho Fiscal temos Eduardo Zlotnik, Michel Fleck e Rubem D. Duek. Constituímos também alguns comitês para assuntos específicos, sendo eles: o Comitê de Captação de Recursos, o Comitê de Crédito, o Comitê de Educação Financeira e o Comitê de Comunicação e Marketing. Estes comitês são constituídos por voluntários e voluntárias de inquestionável competência!

TJ: Como funciona atendimento aos assistidos?
RG: Primeiramente, o interessado preenche um formulário com algumas informações básicas, que é recebido pelo nosso profissional. Este questionário está disponível no site da Atid (www.projetoatid.org.br). Em seguida, o interessado recebe um e-mail informativo, com uma ficha mais detalhada para preencher e um link para enviar os documentos solicitados para a abertura do processo. Os dados passam por uma conferência, e estando tudo certo, o caso é encaminhado para o comitê de crédito, para formatar o parecer técnico sobre a solicitação. Se aprovado pelo comitê de crédito, é realizada a assinatura do contrato e o início da transferência dos recursos. Do encaminhamento (da documentação completa), ao comitê de crédito para uma resposta, damos o prazo de sete dias. É importante ressaltar que são valores fundamentais da Atid o rigor na condução da operação, a agilidade, o sigilo, a impessoalidade, a objetividade e a solidariedade.

TJ: Uma das preocupações da Fisesp é que não haja duplicidade de objetivos nas entidades. Já existem parcerias?
RG: Estamos cientes disso, somos cuidadosos com essa arquitetura comunitária e nosso objetivo é não competir com ninguém. Estamos aqui para somar esforços e atender a nossa comunidade. Temos conversado com algumas entidades para o estabelecimento de parcerias, e o que encontramos foi muita disposição de trabalharmos juntos.

TJ: Como a comunidade pode apoiar esta incrível iniciativa?
RG: A comunidade pode apoiar a nossa Associação por meio de doações através do nosso site (www.projetoatid.org.br), mas também pela divulgação da Atid nos seus círculos sociais. E é claro que todos que tiverem interesse em conhecer mais, podem nos procurar e caso haja interesse no empréstimo, basta entrar no site e clicar no botão “Quero pedir apoio!” Atos de bondade, Guemilut Chassadim são os alicerces para uma comunidade próspera e zelosa de uns pelos outros! TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize