Acabou a espera: que comecem as Macabíadas!

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Tribuna Judaica: Depois de muito tempo, enfim chegou o momento que esperávamos ansiosamente: a realização das Macabíadas, em Israel, que acontecem de 12 a 26 de julho. Como foram os preparativos para essa edição e quantos integrantes tem a delegação brasileira?

Fernando Rosenthal: Começamos as preparações para as Macabíadas há aproximadamente quatro anos. Elas deveriam ter acontecido no ano passado, e por causa da pandemia do novo coronavírus, acabaram sendo postergadas para este ano. Isso fez com que houvesse uma procura muito maior de pessoas querendo se inscrever. Nós estamos indo com uma comitiva de cerca de 600 pessoas para Israel – cerca de 530 atletas com seus familiares – em diversas modalidades.

TJ: Além do adiamento, quais as novidades dos Jogos para esse ano?
FR: A cidade de Netanya patrocinou o Maccabi World Union para poder receber os jogos, e ocupou o lugar que normalmente é de Tel Aviv. Então esta é uma novidade. Os Jogos serão realizados em três cidades. Os masters jogarão em Netanya, os júniores em Haifa e Jerusalém receberá o Open. Nossa delegação ficará dividida entre essas localidades.

TJ: De que Estados vêm os atletas brasileiros?
FR: Cerca de 60% vêm de São Paulo – a grande maioria da Hebraica, 20% do Rio de Janeiro e 15% de Porto Alegre e 5% são divididos entre os outros Estados da Federação.

TJ: Há uma equipe de apoio para os atletas?
FR: Estamos indo com diversos voluntários, que ajudarão os profissionais, que também são em grande número. Vamos contar duas madrichot do Hebraikeinu, que se formaram agora em Israel e que nos ajudarão por lá também. Um fato interessante é que os júniores ficarão em Givat Olga, que é uma instalação do Exército, mantido pelo Iachad. É muito interessante, de frente para o mar, e com todas as instalações necessárias, campo de futebol, entre outras comodidades.

TJ: O que esperar do desempenho dos atletas nesses Jogos?
FR: Esperamos melhorar nosso desempenho em relação a anos anteriores – já que temos uma delegação bastante numerosa e talentosa – e trazer diversas medalhas para o Brasil. TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize