A magia das Hagadot que nossas editoras e entidades nos oferecem para a celebração do Sêder de Pessach


Vivemos hoje no mundo digital, onde os livros, na teoria, estão passando por fase de transição e adaptação. Mas alguém consegue imaginar um Sêder de Pessach com um Ipad ou celulares?

Minha lembrança das Hagadot nos Sedarim que presenciei em família ou na comunidade é marcante, inesquecível, e me parece significativa para moldar o judaísmo para mim e para todos aqueles que viveram esta experiência.

A primeira imagem é óbvia. O Sêder em família, na casa de meu avô paterno, Moises Rechtman, fundador da Sinagoga Talmud Thorá, religioso, shomer shabat, grande amigo do Rabino David Valt. A Hagadá tinha uma capa de veludo azul. Ainda consigo me lembrar da sensação ao tocá-la e das figuras carregadas de desenhos muito bem caracterizados daquela magnífica história.

Na adolescência, outra lembrança. Um terceiro Sêder, organizado no salão do Ichud Habonim, com centenas de pessoas, incluindo pais e chanichim. Sim, centenas de pessoas, que seguravam nas mãos uma brochura feita em mimeógrafo, mas muito caprichada. Durante a festa, todos liam uma parte. Aquela Hagadá foi produzida pela Renca Perlman (Goldberg), com ilustração de Silvio (Pivo) Fisberg, que se tornou um grande artista plástico. Aquele que vos escreve era responsável pela letra caprichada da Hagadá.

Não posso esquecer de mencionar os Sedarim na Hebraica, onde meu pai era um dos componentes do coral, e dos inúmeros convites de rabinos e amigos que tive a honra e o privilégio de aceitar nestes anos. Sempre a cereja do bolo (feito com farinha de matzá, claro) era a Hagadá.

Hoje temos Hagadot de todos os gostos disponíveis em português, que podem ser encontradas na Livraria Sêfer e na Editora Mayaanot. Várias entidades produziram seu próprio livro durante os últimos anos e também houve iniciativas individuais que enriqueceram este que é o nosso guia para a festa de Pessach.

Não podemos esquecer o Suplemento de Pessach da Revista Morashá, que não é uma Hagadá, mas chega a todas as casas da comunidade, iluminando este jantar festivo.

Hagadot disponíveis

Hoje em dia, para acompanhar o Sêder de Pessach, existem diversas opções de Hagadot. Você pode escolher sua preferida e encontrar alguns desses exemplares nas livrarias Sêfer (11 3826-1366) e Mayaanot (11 3334-2976)

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize