Rudi Solon é o novo presidente do KKL no Brasil

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Com apenas 25 anos, Rudi Solon assume a presidência do KKL no Brasil. O ilusionista e comunicador, que tem um grande envolvimento com entidades comunitárias, contou um pouco sobre os desafios e planos para a gestão. Ao lado dele também se soma ao KKL Marcelo Spritzer no papel de diretor executivo.

Tribuna Judaica: Qual é a missão, objetivos e desafios do KKL do Brasil nesta nova gestão
Rudi Solon: No último ano, o KKL completou 120 anos. No judaísmo sempre desejamos que as pessoas cheguem aos120. Ninguém dá a receita do que fazer quando se passa essa idade. Assim, estamos unindo inovação e tecnologia para pensar o futuro. Em Israel, o KKL está investindo mais de 50 milhões de shekels no combate às mudanças climáticas. Os nossos projetos de desenvolvimento sustentável também levam como base as ODSs da ONU. Minha missão é trazer essa pauta para a comunidade judaica e não-judaica brasileira. Trabalharemos nos próximos anos focando em aumentar nossa colaboração com Israel, educação e sustentabilidade. Assim podemos colocar o Tikun Olam (reparação do mundo) em ação.

TJ: Por que o tema de sustentabilidade é tão importante nos dias de hoje?
RS: A sustentabilidade sempre foi importante no Judaísmo. Da proteção às árvores frutíferas ao ano de Shmita, o judaísmo nos ensina a importância de cuidar do nosso planeta. Nós até celebramos o Tu Bishvat (Ano Novo das Árvores). E isso vai além da questão ambiental. Hoje muito se fala de ESG (sigla para Enviromental, Social & Governance) e a importância de cuidado com o meio ambiente, com o social (tzedaká) e a governança são temas extremamente judaicos. O combate às mudanças climáticas é essencial para a preservação da sociedade judaica e não-judaica.

TJ: Quais as diferenças de atuação entre a Organização em Israel e as ações no Brasil?
RS: O KKL é uma das mais antigas organizações do povo judeu. A entidade foi fundada em 1901 para a compra das terras em Israel e segue viva até hoje. Com a consolidação do Estado em 1948, o KKL passou a ter um foco mais abrangente. As cores do nosso símbolo explicam muito bem nossas áreas de atuação: o verde do meio ambiente, o azul da água e o marrom das terras. Trabalhamos para o desenvolvimento sustentável de Israel de Norte a Sul. E assim, somos o seguro de vida do povo judeu. Imagina o que vai acontecer se todo judeu quiser fazer aliá e morar entre Jerusalém e Tel Aviv? Trabalhamos para criar condições sustentáveis da periferia ao deserto. No Brasil nosso foco está em aproximar a sociedade de Israel nos nossos eixos de atuação e promover educação para sustentabilidade. Queremos trazer inovação e boas práticas para promover um intercâmbio entre Brasil e Israel.

TJ: Como o KKL pode contribuir no que tange à sustentabilidade para a comunidade e o país?
RS: Através da educação, estamos estruturando um projeto para aumentar a conscientização na comunidade judaica sobre as questões climáticas. Israel tem avanços muito interessantes em startups para mitigar os impactos do aquecimento global e queremos ampliar as trocas. O Brasil também tem um importante patrimônio natural que devemos preservar e penso que Israel pode ajudar. Há algumas semanas, estive na Amazônia e uma funcionária da Secretaria do Meio Ambiente me comentou que havia um incêndio florestal naquele momento e que não havia mais nada a fazer. Recentemente vi em Israel uma simulação de como o KKL utiliza aviões e drones para combater este tipo de incêndio. Este é apenas um exemplo de como podemos aumentar parcerias e intercâmbio de ideias.

TJ: Como nosso leitor pode participar e ajudar vocês nesta missão?
RS: Por meio do nosso Facebook e Instagram, o leitor pode conhecer mais do trabalho do KKL e nossos projetos. Temos também um programa de associados que auxilia o desenvolvimento de nossas atividades e projetos em Israel. Este ano inauguramos um refúgio antibombas no sul do país com o apoio dos Amigos do KKL Brasil. Para conhecer mais é só enviar um e-mail para secretaria@kkl.org.br e assim você se torna um contribuinte mensal. E sem dúvidas uma das nossas principais marcas é o plantio em Israel. Dar um certificado de plantio de árvores é um ótimo presente e assim todos podem ajudar no desenvolvimento sustentável de Israel. Todo mundo merece uma árvore na Terra de Israel. TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize