Pessach e os desafios para os tempos de hoje


Tribuna Judaica: A sua Congregação organiza anualmente um Sêder Comunitário. Fale sobre esta experiência.
Rabino Michel Schlesinger: Tradicionalmente, a CIP organiza um primeiro Sêder de Pessach comunitário. O objetivo deste jantar é reunir aqueles que não têm onde comemorar a festa e aqueles que, por algum motivo, preferem celebrar a Festa da Liberdade com família e amigos na comunidade.

TJ: Enfrentamos hoje várias crises tanto ambientais como de saúde pública. Quais são as semelhanças e diferenças para os tempos que nosso povo esteve no Egito?
MS: A travessia do Mar Vermelho ainda não está completa. A escravidão no Egito pode ser compreendida como uma metáfora dos diversos desafios que enfrentamos como aqueles que você citou e outros tantos como o combate a corrupção, a enorme crise dos refugiados, desigualdades sociais, etc. Enquanto existem pessoas sofrendo no mundo, o “mar” vai permanecer aberto. Aqueles que já concluíram sua travessia precisam olhar para trás e ajudar os demais realizarem sua passagem.

TJ: Em um momento de falta de tolerância, qual é a importância do seu trabalho do dialogo inter-religioso?
MS: Vivemos uma época de polarização. O discurso de ódio que demoniza o outro tomou conta da sociedade. Em épocas assim, o diálogo é o único antídoto contra o fanatismo. Precisamos exercitar nosso “músculo da escuta” somente assim será possível fortalecer o pluralismo e a paz.

TJ: Qual exemplo a festa de Pessach pode dar aos nosso jovens, que buscam por uma identidade judaica?
MS: Além dos quatro filhos da mesa de Pessach: o sábio, o ingênuo, o mau e aquele que não sabe perguntar, existe um quinto filho: o ausente. Nosso maior desafio é aproximar aquele que nem tem ideia do que está perdendo. A assimilação é o maior inimigo do nosso povo. Penso que todos devem ter acesso a nossa sabedoria milenar. Judeus e judias precisam ser expostos a um judaísmo crítico, pensante, estimulante, desafiador, plural e engajado com a sociedade. A partir daí, cada um será livre para escolher seu canal de conexão com nosso tesouro e aqueles que decidirem se afastar o fará, ao menos, por escolha e não por desconhecimento.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize