Instituto Zêh la Zêh: Chessed para toda comunidade!

Da Redação

O preceito talmúdico “Kol Yisrael arevim zeh bazeh” geralmente é traduzido como “todo judeu é responsável um pelo outro”. A palavra Arev, no entanto, significa literalmente uma garantia para um empréstimo. No nosso contexto, significa que todo judeu deve se voluntariar para ser um fiador, alguém que tem o dever de ajudar o próximo em momentos difíceis. Não é por acaso que todas as comunidades judaicas ao longo da história desenvolveram instituições de caridade e beneficência, lutando para garantir uma vida digna aos seus membros menos favorecidos. A própria origem do nosso povo está vinculada à prática de benevolência: o patriarca Avraham personifica o atributo de Chessed e se destaca por sua bondade e empatia.

Segundo o Pirkei Avot, um dos três pilares que sustentam o mundo é, justamente, Guemilut Chassadim, o que revela nossa responsabilidade moral de oferecer auxílio aos que o necessitam. O Ritva traduz o termo Arev sugerindo que Am Israel forma um único corpo e constitui a reunião de todos indivíduos entrelaçados – o que remete à palavra Meuravin, que significa mistura. Se somos todos partes de um único todo, temos a obrigação de ajudar a parte que está passando por momentos difíceis!

Desde sempre, muitas instituições lutam contra a pobreza em nossa comunidade e desempenham um excelente e admirável trabalho social, que merece todo nosso apoio e incentivo, mas infelizmente hoje o número de demandas vem aumentando tanto em quantidade e quanto em áreas de atuação. Assim nasceu o Instituto Zêh la Zêh, com o objetivo de fazer Chessed para toda comunidade através de algumas ações pontuais em seis projetos específicos, oferecendo dignidade ao beneficiado por meio de uma atuação imediata e eficaz.

• Bebê em casa: um conforto para a família, por meio da contratação de uma funcionária por um mês para auxiliar e permitir que a mãe se dedique ao recém-nascido.

• Bolsas Universitárias Moise Safra: Facilita a formação acadêmica de jovens para um futuro seguro, subsidiando parte dos estudos universitários.

• Casa 2.0: um maior conforto das casas de pessoas menos favorecidas, através da compra ou doação de móveis e eletrodomésticos, além de realizar pequenas reformas.

• Assistência Jurídica: assistência jurídica de qualidade aos assistidos em todos os ramos do Direito.

• Monitoramento Virtual: fornecimento de relógio com botão de emergência, conectando pessoas da terceira idade e/ou em situação de risco aos seus familiares, garantindo um socorro mais ágil e eficaz.

• Visita aos Idosos: com a finalidade de diminuir a sensação de solidão e trazer conforto com visitas e atividades lúdicas.

A estrutura contempla uma sede em Higienópolis, um Conselho de Administração, um Conselho Consultivo e uma Diretoria Executiva, composta pelos diretores de cada projeto, que por sua vez contam com uma equipe de voluntários.

A pandemia do Covid-19 reforçou ainda mais a necessidade do Instituto, uma vez que está desencadeando uma severa crise financeira, capaz de agravar ainda mais a delicada situação enfrentada por muitas pessoas. Graças à ajuda de D’us e à receptividade na comunidade já aparecem resultados efetivos! O desafio é enorme, mas o apoio já recebido reforça a certeza de seguir em frente e de não poupar esforços para praticar Chessed com discrição, empenho e eficiência! Só resta agradecer a todos doadores e voluntários, que desde o início acreditaram na ideia e foram responsáveis por tirar os projetos do papel e transformá-los em realidade, impactando positivamente a vida de muitas pessoas.

Através do endereço de e-mail projetozehlazeh@gmail.com, o Zêh la Zêh surge como a mais nova ferramenta de Chessed em nossa comunidade, dando oportunidade e espaço a todos que precisem de sua assistência ou que queiram participar, contribuir e fazer o bem!

“O Zêh la Zêh é a plataforma que visa ajudar famílias e indivíduos a ter uma vida com esperança e dignidade.” Chella Safra

“Nós do Banco Daycoval apoiamos o Zêh la Zêh pois acreditamos que é uma instituição criada com raízes fortes e com intuito de englobar as diversas formas de ajudar o próximo tanto física como emocionalmente. Parabéns a todos que lá estão trabalhando que Hashem os ajude a cumprir com seus objetivos.”
Morris Dayan

“No início da pandemia recebi uma mensagem de uma pessoa querida para que assistisse um curto filme que seria seguido de um convite. Foi meu primeiro contato com o Zêh la Zêh. Muito tocada pelas imagens fui convidada a fazer parte do Conselho deste projeto que tem me deixado cada vez mais satisfeita em participar. As plataformas que estão sendo implementadas se propõem a suprir algumas necessidades da nossa comunidade e ao que tudo indica, com muito êxito. O trabalho de todos é intenso e contagiante e o resultado será, sem dúvida, proporcional ao esforço de todos. Tenho muito orgulho em pertencer a família Zêh la Zêh.”
Thais Blucher

“O Projeto Zêh la Zêh pode ser comparado a uma mãe, abraça todas as possíveis necessidades. É como se fosse ‘a one stop shop’. Parabéns!”
Mauricio Cohab

“Procuramos pelo Projeto Zêh la Zêh, onde fomos muito bem acolhidos, a reforma elétrica nos banheiros foi feita, o chuveiro está em ‘pleno vapor’ e somos eternamente agradecidas. Mais uma vez, muito obrigada ao Projeto!”
Beneficiado Projeto Casa 2.0
Diretor de Projeto: Marcos Cohen

“Pessoalmente não tenho palavras para agradecer tudo que fizeram por minha família. A todos envolvidos no Zêh la Zêh, que Hashem os abençoe e retribua com muita parnassá e berachot para que sempre possam ajudar nossos irmãos.”
Beneficiado:
Projeto Visita a Idosos e Casa 2.0
Diretores de projetos:
Claudia Segall /Marcos Cohen

“É uma honra fazer parte da diretoria do Zêh la Zêh! É muito gratificante poder ajudar e fazer a diferença na vida de pessoas através da advocacia. Os projetos oferecidos pelo Zêh la Zêh compõem um amplo cardápio de Chessed, apto a saciar a fome de fazer o bem de todos que desejam se engajar em causas sociais, contribuindo para fortalecer a comunidade judaica como um todo.”
Alberto Diwan

“O Zêh la Zêh se consagra como uma ótima plataforma para solucionar problemas que atingem muitas famílias da comunidade, merecendo todo nosso apoio.”
Elie Horn
Sandra Tawil

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize