Benjamin Back: a voz judaica no jornalismo esportivo

Joel Rechtman - Editor Executivo da TJ

Aluno do Colégio I.L. Peretz, onde estudou até o Ensino Médio (e do qual mantém os amigos até hoje), formado em Economia pela PUC-SP, Benjamin Back se destacou mesmo no jornalismo esportivo. Mais conhecido como Benja, esse corintiano assumido e descendente de judeus alemães e poloneses, passou por diversos meios de comunicação, como a Fox Sports, sempre com seu estilo inconfundível de falar sobre futebol. Atualmente é apresentador o programa Arena SBT e tem o Canal do Benja no YouTube, onde faz um programa diariamente chamado Papo Reto, com o comentarista Mano e o ex-jogador Kleber Gladiador.

Tribuna Judaica: Qual é a responsabilidade de alguém que atua no Ishuv, em entidades como Ten Yad, Conib e Bait, estar na mídia?
Benjamin Back: Eu acredito que o judeu que tem espaço na mídia precisa se posicionar como judeu, divulgar o judaísmo e o Estado de Israel! Percebo que todas as vezes que participo de algum evento da comunidade, em diversas entidades, ouço sempre muitas pessoal vindo falar comigo sentindo orgulho e até me agradecendo, e pode acreditar: isso não tem preço!

TJ: Você tem usado o seu talento para ajudar as entidades judaicas. Além disso, frequenta a Hebraica com seus filhos. O que representa este verdadeiro centro comunitário para você?
BB: Nossa comunidade tem dois belos cartões de visita: o Hospital Israelita Albert Einstein, que nos enche de orgulho, e a Hebraica, um dos melhores clubes do Brasil! Um lugar que proporciona lazer, entretenimento, muito esporte, enfim, a Hebraica é o segundo lar dos judeus que moram em São Paulo!

TJ: Você tem atuado de maneira importante nas mídias sociais, em especial a respeito do antissemitismo. Você já foi vítima em algum momento?
BB: Sim, por sempre me posicionar e assumir que sou judeu, há o bônus e o ônus. Mas coisas graves mesmo apenas uma vez há cerca de um ano e meio atrás, mas que a Conib prontamente me deu apoio e cuidou do caso. Segundo meu grande amigo Daniel Bialski, todas as pessoas que me atacaram nas redes sociais, me insultando ou até disseminando ódio e ataques racistas, estão sendo investigadas e serão punidas.

TJ: Você gostou da convocação do Tite? Quais são as nossas chances?
BB: Gostei da convocação sim, e sobre a polêmica do Daniel Alves acredito que tenha sido chamado pela sua liderança e experiência, mas não acho que ele será titular.

TJ: Como é trabalhar com o nosso leitor Senor Abravanel?
BB: O SBT é uma empresa que tenho liberdade ampla para fazer o meu programa. Recentemente,
Silvio Santos voltou e para minha surpresa, a produção do canal me chamou para participar. Foi uma baita emoção, comparável a quando encontrei o Pelé pela primeira vez.TJ

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize