Maimônides Day Hospital honra os ensinamentos do Rambam na pandemia

Da Redação

Neste espaço, temos destacado as inúmeras iniciativas das entidades paulistas para minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Já ressaltamos o trabalho de excelência das nossas instituições assistenciais, assim como da nossas entidades-teto, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Confederação Israelita do Brasil.

No entanto, não é apenas em São Paulo que a comunidade tem se mobilizado para atender a população mais vulnerável em meio a essa crise sanitária. A Gente Seguradora, proprietária do Maimonedes Day Hospital, em Porto Alegre, cedeu leitos de UTI e outros equipamentos ao Hospital Independência, para atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi importante, pois durante o pico de casos da doença, as UTIs da capital gaúcha ficaram com fila de espera para receber novos pacientes.

O Gente Maimônides Day Hospital foi instituído e calcado em valores judaicos como a humanística, a solidariedade e a benemerência.

Seu nome, em homenagem ao Rambam (como era conhecido Maimônides), faz jus aos ensinamentos do sábio. No Judaísmo é uma mitsvá curar os doentes e vencer as moléstias; a salvação de uma vida é superior a tudo. Maimônides escreveu: “É proibido uma pessoa se expor ao perigo de modo proposital.” Dele, também é a famosa oração dos médicos, que termina com a frase: “D’us, Tu me designaste para cuidar da vida e da morte de Tua criatura: aqui estou, pronto para minha vocação.”

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize